O PROUNI - Programa Universidade para Todos é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Esta bolsa pode ser parcial (renda per capital de até 3 salários) ou integral (renda per capita de até 1,5 salários). Para se candidatar ao ProUni, o estudante deve participar do ENEM e obter a nota mínima de 45 pontos. O aluno que não puder arcar com o restante da mensalidade poderá obter financiamento através do FIES.
Qual o imapcto do PROUNI em sua vida?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Galera!!!
ResponderExcluirEsperamos suas dúvidas, críticas e sugestão, vamos crescer juntos e fazer desse mundo ainda melhor.
Bjoss a Todos.
Alessandra
Pronto! Abrimos (pelas mãos de Alessandra) uma janela/porta para deixar circularem informações, dúvidas, opiniões, acertar e errar em modo coletivo.
ResponderExcluirLembro que o objetivo de nossa pesquisa é conhecer o estado da arte do 'direito social à educação', com foco no acesso ao ensino superior.
E proponho uma indagação, reflexão: todos devem fazer curso superior?
Telma
Querida telma,
ResponderExcluirOlha a resposta que o meu amigo me mandou quando estava fazendo divulgação pelo me orkut da enquete " Todos Devem fazer curso supeior",
olha a repsota dele:
Faculdade nada mais é do que um lugar onde as pessoas se reunem para obter conhecimento superior.
Aptidão é a tônica.
Como pesar, avaliar, alguma coisa por princípio, de que todos devem frequentar faculdade, é alguma coisa como aquilatar o imponderável.
Será que todos devem apreneder a dirigir veículos automotores, aprender a cozinhar bem, lavar e passar roupa, pregar botão na Faculdade?
A resposta se assemelha a um "não redondo" que desce pela garganta como a cerveja skol.
Palavras do Veterano Veriano
O curso superior é um ponto de uma escala cujo objetivo é obter conhecimento. Mestrado, doutorado, pós doutorado, etc. também são pontos acima, porém da mesma escala. Ensino médio, ensino básico, alfabetização, também são pontos abaixo, porém da mesma escala. Tanto esforço relacionado a levar pessoas ao curso superior, fatalmente acabará por levar pessoas inaptas, sem vocação, sem objetivo futuro, mas apenas aproveitando inóquamente uma oportunidade. Mesmo sem este programa, temos hoje milhares de pessoas com formação superior, ganhando a vida em empregos incompatíveis com sua formação. Mais saudável para o país, seria criar programas do tipo Pró Alfabetização, Pró Básico, Pró Médio. Mas sem demagogia. O curso superior é uma consequência para aqueles que querem e que reúnem as características essenciais para adquirir conhecimento em escala superior e seguir carreira.
ResponderExcluirConcordo com o Beto. Se os ensinos básicos fossem fortalecidos, a chegada a uma universidade seria uma consequência natural. Cada vez mais me convenço que essa política de inserção da população no ensino superior possua mais um sentido eleitoreiro do que qualquer outra causa mais nobre, conseguindo assim estatísticas para um determinado governante de altos níveis de escolaridade durante a sua administração.
ResponderExcluirO PROUNI tem o lado positivo e o negativo:
ResponderExcluirO negativo é o dinheiro público que vai pra faculdade particular, que em alguns casos, não tem compromisso com pesquisa e extensão, só pensa em lucro lucro e lucro, deixando a qualidade de lado.
Por outro lado, é dinheiro inverstido na formação de brasileiros, principalmente aqueles do interior que não tem como ingressar numa faculdade longe da sua casa.
Acho muito boa essa politica, por aumentar o numero de pessoas no ensino superior, que a longo prazo, essas pessoas vão ser agentes de desenvolvimento da sua região. ( Claro que não tds).
Ate concordo que o básico tenha que ser fortalecido, mas não da pra deixar uma toda geração a ver navios, se o governo triplicar os investimento no ensino básico, por exemplo, levará décadas para ter a qualidade do ensino pago, e toda essa galera que está hj, talvez veja só seus netos numa universidade. Vale lembrar que existe vestibular pq não tem vaga pra tds, e finalmente um governo tá começando a garantir o acesso de várias pessoas ao ensino superior atraves do prouni e das cotas(politicas afirmativas), que da forma que tava talvez não conseguiria.
ResponderExcluir